A compostagem é um processo biológico, através do qual os microrganismos convertem a parte orgânica dos resíduos num material estável, conhecido como húmus. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por bilhões de microorganismos que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
Baseada na biotecnologia ambiental, o processo da ecociclo em parceria com a Genfértil, promove a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, pois incorpora às técnicas de adubação tradicionais a utilização de resíduos orgânicos através da sua transformação em biocomposto, um material rico em nutrientes e prontamente disponível para as plantas.
A técnica consiste na mistura balanceada dos materiais de diversas fontes de geração, seguido da inoculação de microorganismos pesquisados e desenvolvidos pela empresa há mais de 50 anos. Há ainda toda uma estrutura e equipamentos que permitem a movimentação e o tratamento de grandes volumes de materiais orgânicos.  Assim, do processo obtêm-se fertilizantes orgânicos bio-estabilizados, concentrados de microorganismos que serão transferidos para o solo, proporcionando maior atividade microbiológica e a formação de humos.

Destinação ambientalmente correta e sem risco para o gerador

Foram dois os principais pontos de sustentação do projeto da ecociclo: levar ao mercado uma destinação ambientalmente correta e com risco zero para o gerador.
A Genfértil é a maior indústria de fertilizantes orgânicos do Brasil, com centros de distribuição em todas as regiões do país. Além disso, possuem várias filiais, o que garante o escoamento de grandes volumes de produto.
A associação entre Genfértil e ecociclo levou ao mercado a mais perfeita solução para o problema de destinação final dos resíduos orgânicos. Nessa parceria, conjugou-se a experiência e o conhecimento no seguimento do meio ambiente com a tecnologia e a consagrada marca da Provaso no setor agrícola.
A ecociclo desenvolve o negócio junto às indústrias, apresentando o projeto e ampliando as parcerias, colocando seus conhecimentos através de um trabalho de consultoria e assessoria ao longo do contrato, tanto nas negociações comerciais quanto no processo produtivo.
A Genfértil recebe os resíduos em sua planta, onde há toda uma estrutura de máquinas e equipamentos, além de mão de obra especializada. Realiza a compostagem e o composto é incorporado na linha de produção do fertilizante orgânico.
Considerando que o produto Provaso é ecológico, registrado no MAPA e licenciado pela CETESB, e que nele estão veiculados os resíduos compostados, construímos o nosso objetivo:

"DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETA E COM RISCO ZERO PARA O GERADOR"